Citroën XM

Por: Irmãos Rocha

maio 05 2010

Tags:, , , ,

Categoria: Na rua

67 Comentários

Abertura:f/2.8
Comprimento Focal:5.1mm
ISO:103
Disparador:1/100 seg
Câmera:KC910

Bairro Dionísio Torres, Fortaleza, CE.
Contribuição de Henrique Pinheiro.
——————————————————————————————————–


67 comentários em “Citroën XM”

  1. esse ta literalmente no chão! ;D

  2. ESSE NÃO FAZ FALTA!!!

    pode ficar aí por toda a eternidade.

    • Porque? O XM é um carro que merece respeito, gosto muito, esse dai esta mais perdido do que cachorro caido de caminhão de mudança…Suspensão pneumatica rulez!!

  3. Esse foi um carrão. Suspensão ativa, motor 3.0 V6 e mais um belo pacote de equipamentos que deixavam os “luxuosos” nacionais (Santana, Versailles, Omega) com inveja.

  4. Gente.. esse carro tá aí fazem apenas 2 anos no máximo.

    Só um dia desses que tive as caras de ir lá bater as fotos, já que estava passando por perto..

    O interior do carro tá muito inteiro.. digo isso porque a porta estava aberta (mas alguem descobriu antes de mim e aproveitou pra levar os bancos rsrsrs), parece uma nave por dentro.. mto bacana esse carro. Com certeza um dos carrões da época.

    No exterior a lata tá boa, mas as rodas já eram.

  5. Caramba Irmãos Rocha! mais um choque!, pode ser uma ultra mega blauster plus bomba este Citro, mas, que ele é belo ainda é – ao menos pra min.
    Belo projeto, esse marcou a abertuda das importações. EM 1992, você com um deste no trânsito chamaria mais atenção que se a Sandra Bulock estivesse andando a pé na rua (brincadeirinha).
    De fato, era um carrão. Na edição de Out/92 da QR, mostra as pessoas viajando observando a tamanha modernidade destes citro, em plena Av. Europa.

  6. Esse veio importado na era Collor depois os Xantia…..e alguns atuais C5 também usam essa suspensão….Lembro no salão do automovel quando o vendedor mostrou como ele subia e descia a suspensão pneumatica,o povo ficou de boca aberta…. Este é um bom exemplo como certos carros de luxo e manutenção periodica não dão certo no Brasil…. seja pelo preço e dificuldades das peças ou pelo desleixo dos donos….na França ainda tem um monte igual a esse rodando….

  7. O carro com o sistema de suspensão mais incrível e confiável que já vi. Uma pena estar assim.

  8. acho esse carro muito lindo! e muito dificil de se ver por ai! será q é irrecuperavel? muito lindo mesmo! uma pena!

  9. o sistema de suspensão hidropneumática desse carro é tão avançado que é usado até hoje no c5 e c5 tourer. esse sistema foi criado há muitos anos atrás e equipou o citroen traction avant inicialmente. ela não tem amortecedores, é usado um tipo de fluido para essa função. a estrutura é composta por esferas metálicas que devem ser trocadas se não me engano a cada 60000km. a manutenção desse xm, e do xantia realmente é cara e é difícil alguém saber mexer. a causa mais provável do abandono deve ser com certeza problemas na suspensão. carro com desenho diferenciado, mas não chega a me parecer bonito.

  10. Detalhe dos Frisos .. ainda inteiro, o estilo quadradão do carro .. Bonito nao é
    ..
    A Primeira vez q Olhei, parecia q estava Levitando haha

  11. lindi lindo lindo..

    ja disse que é lindo??

  12. Ate que este da pra recuperar, so colocar as rodas e dar uma revisao e pronto! mas por ser importado, vai dar um trabalho…

    • Vai nessa. A manutenção disso aí sempre foi complicada e caríssima e o estoque de peças sempre foi carente. Quer tentar a sorte?

  13. Esse carro possivelmente seja 92, 93.
    Manutenção caríssima (acho que manter um Boeing é mais barato) mesmo na Europa. Quase não se vê. Realmente o design é horrível, mas se ver um rodando hoje chama mais atenção do que Ferrari!

  14. sinceramente me da uma pena ao ver isso… esse citroen e um assombro de carro nunca vi um carro q apresentou de uma so vez tantas inovaçoes,e podem ateh dizer q o carro e quadrado e feio e etc, mas para mim nao existe carro tao lindo como esse na face da terra… tudo nesse carro e belo e bem feito, com acabamento esmerado e mto luxuoso.e nao adianta dizer q a manutençao e dificil:sim,há falta de peças, mas a verdadeira culpa e de certos mecanicos q ao ver a complexidade e tecnologia presente em todo o carro ficam com medo ateh de relar o dedo,preferindo mexer em outros carros como gol,cuja manutençao e simples de mexer, e nesse caso fazem o serviço bem feito.e depois saem dizendo q o carro da mto problema,pois na frança,seu pais de origem, varios ainda rodam com excelente estado de conservaçao.tudo bem aki as peças sao caríssimas,mas oq adiantaria as peças serem baratas se o profissionalismo e apreguiça de nossos mecanicos continua a msm?e juntando tudo isso,podemos ver praticamente o fim de um excelente carro q n merecia acabar ao relento desse jeito devido ao prazer q ele proporciona ao motorista.por isso eu afirmo:citroen xm e um dos melhores carros produzidos em todo o mundo, e se n fossem os problemas descritos acima, aposto q essa vocaçao tbm seria reconhecida por outros futuros fas do carro.

    • desculpe Edu mas discordo de vc quando diz que a culpa é de “certos mecânicos”… a culpa certamente é do dono… é só ele levar nas oficinas especializadas que ele tera um serviço bem feito, mas na realidade ele quer manter um carro desse nivel com o mesmo orçamento que um fusca…., tive um Xantia e aqui no Rio de janeiro uma revisão da suspensão com troca de oleo ( que custa 30,00 o litro e usa 7 litros) com troca de esferas e limpeza do sistema ( esse carro usa o mesmo oleo pra suspensão, freio e direção) não sai por menos de 600,00 reais de mão de obra… aí o cara pede pro mexanico da esquina dar uma olhadinha,jeitinho etc, pois não quer gastar dinheiro….abs….

  15. Dizem as más línguas que manutenção dessa suspensão, fora da França, só em autorizadas da marca… mas isso não diminui em nada a minha profunda admiração pela marca em geral e pelo modelo em particular. Pelo menos antes da Citroën ser comprada pela Peugeot, diziam que na França existiam duas marcas de carro, a Citroën e o resto…

  16. Esse XM é show de bola. A suspensão pneumática dele é uma excelencia em conforto,muito bacana. Uma nave sobre rodas,sem falar do motor 3.0 v6 que é um foguete.

  17. No site do Detran daqui do CE consta que o XM é ano/modelo 1994.

    Tambem consta que tem restrições de IPVA e o último licenciamento foi em 2003.

    Provavelmente seu último dono estava atolado em dívidas.. quando o carro começou a dar manutenção.. encostou aí.

  18. Problemas IMPORTADOS!!!
    é q nem peugeot enquanto anda é bom,mas se estraga FUUUU!!!!!

  19. NÃOOOOOO Meu deus de céu,essa máquina sempre foi meu sonho de consumo,o interior dele,todo de couro e cheio de botões,teclas, pareçe uma nave espacial da nasa,muito lindo e com certeza um dos mais bonitos carros já fabricados ;;; sua suspenção pneumática é,até hoje,referência em em conforto e estabilidade,o citroen xantia é outro carrão também, mas como já disseram,os mecânicos daqui só sabem mexer com o que consideram fácil,essa suspenção pneumática não tem mistérios,mas pela carência de profissionais especializados,só em autorizadas para eventuais reparos

  20. Cheguei a tirar uma foto desse cara e enviar para o site, mas como era de celular não deu pra postar.

  21. Não acho ele muito bonito não mas…em termos de modernidade e conforto ele é oq há de melhor…até doq ue os Citroens nacionais de hoje…suspenção dele é muito loka,outro dia vi um video no youtube sobre ele acho que de 95…luxo puro!

  22. Há aqui perto da minha casa tinham 2 abandonados e dois Xantia foram 2 ficaram 2 acho que um deles era pra doaçãode peças pro outro!

  23. É um carro fabuloso, esquisito como um Citroën deve ser. Mas infelizmente, tem todas as idiossincrasias mecânicas de carro francês de alta gama. Manutenção complicada e caríssima. A suspensão é excepcional, mas demanda a famigerada troca das esferas. E para completar, há o completo e total descaso da Citroën do Brasil. Tratam os donos de modelos mais antigos como otários, cobrando somas exorbitantes por qualquer pecinha. O abandono é o resultado.

  24. Não recupera mais… Fato.

  25. já começou a ser depenado…

  26. Acho que só colocar umas rodas que ele sai rodando……ou não!

  27. Passei por este carro a meia hora atrás e fotografei mas cheguei atrasado! rsrsrsr

    Este XM estava abandonado na porta de uma oficina e depois foi transferido para duas quadras mais longe ao lado de um Posto de Gasolina.

    Que teria havido?
    O carro parece em condições de voltar a vida!

    EM TEMPO: Para onde envio fotos?

  28. Uma vez estragou o modulo dessa suspensão de um c5 de um cliente nosso, 5890,00 uma nova… ai entendi pq esses citroens são abandonados e porque tem xantia por 4.000 no ML

  29. Carro bastante legal… não acho feio pra idade dele. Adotava fácil se tivesse paciência.

  30. tbm concordo com vc lessa.apesar de o preço desse carro hj ser infinitas vezes mais barato do que em sua epoca de produçao, o preço de peças continua alto, e a dificuldade de peças persiste, mas msm assim a pessoa acha q esta levando um carro excelente por um preço abaixo de carros populares, mas deve tomar cuidado com a manutençao.o comprador dele tem q ter consciencia de que esta levando um carrao, mas q infelizmente suas peças sao cobradas de forma extremamente abusiva

  31. o carro ainda pd ser recuperado, mas o futuro dono deve gastar um pouco com as rodas e pneus, grade e os bancos motorista/passageiro, q ja foram surrupiados,fora a documentaçao e outros problemas nao visiveis na foto… mas q da mta pena da

  32. Exatamente Edu, é o típico carro que o cara que tem grana compra zero, usa no máximo dois anos e passa, o segundo dono ainda consegue manter em bom estado mas do terceiro em diante……..abs…..

  33. Eu tenho esse “mico” bem aqui na minha garagem
    ano 93 , lindissimo, alem de tudo paguei 12 mil por ele, mais 6,5 mil de manutenção e documentos a manutenção realmente e cara, mais é o melhor carro que ja tive na vida, meu xodózão junto com meu outro “micão” um mazda protegé lx ano 94. 🙂
    Uma vez eu e uns colegas do clube do citroën saimos pra um encontro e adivinha qual carro no meio dos c4 pallas , c5’s , xsaras vts ,e zx’s foi o que fez mais susseso? Meu XM! as pessoas ficavam impressionadas de como se tem tanto luxo num carro ano 93… e diziam “nossa! tem até telefone?” “caramba! tem mais botão que painel de aviao” e etc…kkkkkkkk
    Mais na minha humilde e talvez errada opiniao as classes mais baixas deveriam ser PROIBIDAS de ter carros assim, sempre que vejo alguem assim comprando um importado dos anos 90 meu coração dói , e como se fosse um atestádo e óbito do coitado do carro! hehe
    em media 1 ano quando o mano compra o carro pra ficar “apavorando na quebrada” até o possante quebrar e ficar encostado até chegar nesse estado ridículo.
    como no caso do xm, cerca de 500 vieram ao brasil e se estima que só 130 estejam em condiçoes de uso, seja por acidente, canibalização de peças ou os encostados pelos manos que ficam impressionados com os 3 mil reais de uma manutenção periódica! ^^’

  34. lucas, verdade q so vieram aprox. 500 xm ao brasil?e so 130 tao rodando?! meu deus, vou ter q correr se quiser garantir o meu , se n e capaz de acabar e eu ficar sem

  35. É isso aí, esse é mais um exemplo de um cara que faliu ou como disse o Lucas, de um “mano” que se empolgou, comprou achando que estava comprando um Golzinho mil e se fu… na hora de manter o bicho em pé!
    Dá muita pena ao ver isso, esse carro é um verdadeiro clássico!

  36. edu, tem um amigo meu que manja muito de citroen,trabalhou em concessioraria e tal e um amigo dele trabalhou na parte de importação,tambem da citroën,com lances de controle dos carros que chegavam no porto e iam cegonhas e etc.
    o cara disse que aproximadamente 500 chegaram,entre xm e xm break (essas são raríssimas) todos de navio, e realmente, não passam de 130, 140 em condiçoes boas.
    garante o seu logo! hauhauha

  37. As peças devem custar os óios da cara hehe

  38. massa!!!!!!!! é a primeira vez que vejo um carro nesse site que seja de fortaleza… moro na região metropolitana (Caucaia), ai Já falando do carro. esse ai Já Foi.

  39. se alguem souber de algum XM ou alfa romeo que esteja abandonado , e que seja possivel encontrar o dono p/ ser feita uma doação, eu aceito de presente
    menos se for de grego.

  40. henrique , você poderia me arranjar mais informaçoes sobre este belo carro?

  41. Putz. O carro é um monumento. Suspensão pneumática. Todos os equipamentos eletrônicos possíveis e imagináveis, muito conforto(todos os bancos elétricos – inclusive os traseiros), motor V6,24v e a incrível marca de 235km/h de velocidade máxima! Bem cuidado, um desses ainda vale mais de 20 mil. É só ver os anúncios existentes. Uma pena. Para chorar.

  42. isso já sei , mas ainda é muito caro, então tive essa vontade de adotar esse orfão
    que como disseram é um monumento.
    poderiamos nos juntar para adotar esses veículos importados das ruas, reformar, fazendo um sorteio para cada região ter um carro.

  43. jvgm, realmente agarre essa oportunidade assim que puder, pois esse carro, como disseram, realmente e um monumento sobre rodas , e tao lindo que nem precisaria andar… mas como anda e anda mto bem, entao aproveite logo!

  44. porem edu , eu tenho um pequeno grande problema … esse carro é o meu sonho de primeiro carro mas eu sou menor de idade.

  45. n se preocupa eu tenho 15 anos. Entao tamu na mesma!

  46. meu sonho recuperar um carro desse e colocar na varanda de casa ou na garagem.
    obs: pra mim até sem motor serve.

  47. como faço para adota-lo
    preciso dele , ele me fez ficar decepcionado de como um grande carro como esse virou isso.

  48. Esse é da madereira: “Pau Velho””

  49. esse sim é um carrao

  50. Um senhor automóvel, enfrentando a ignorância da nossa cultura + peças caríssimas + monopólio nojento de assistência da marca Citroën no Brasil. Muito triste.

  51. Esse carro quando foi abandonado naum havia defeito nenhum nele
    o dono colocou em um estacionamento e nunca mais retirou!
    Os donos do estacionamento remoreveram ele do estacionamento onde ainda ficou um tempo em frente e depois colocaram perta desta casa abandonada!
    Belissimo carro!

  52. Tinha um desses na revenda aqui perto de casa, verde, todo original, por fora não acho tudo aquilo, mas por dentro é um sonho,…

  53. O cara queria 18 mil, um mês depois sumiu, acho que ele vendeu, só que era 2.0 16v

  54. DEIXE AI MAIS UNS 32 ANOS DEPOIS VENDE O MAIS CARO

  55. é tenho um dese mas esta cem o vidro de tras e os retrovizor motor zero

  56. __É lastimavel…!
    __Eu já adotei uns 3, meu irmão mais uns 3, 2 são doadores de peças. Eu sinceramente não gosto de desmonta-los. Parecem que têm vida e sofrem com isso.
    __Não troco os meus por nada. Já falei e repito, se me derem um zero de qq marca, vendo imediatamente para comprar um XM e faço andar ou na pior das ipóteses, deixo guardado sem andar mesmo, só pelo prazer de possuir o maior e melhor automovel que o mundo já teve, mas, não compreendeu.
    __Não quero C5 nem Xantia. Parei no XM. Tenho DS tb.
    __Fico muito triste em ter de assistir um desses, por pior que esteja, virar sucata. Não são merecedores desse fim.
    __Faço manutenção dessa suspensão. Não é tão cara assim. Vale dizer que, quando se troca um par de esferas, estamos trocando o amortecedor e a mola ao mesmo tempo. O custo desse equipamento comparado com autos de valor inferior ao XM é praticamente o mesmo. Durabilidade de um amortecedor 30.000km durabilidade da esfera ultrapassa os 60mil km, desde que se respeite o fluido usado. Sem contar o conforto e segurança que essa suspensão oferece, não dá pra comparar com nada.
    __Como disse anteriormente:- Não é um auto compreendido.

  57. __É triste, muito triste…

  58. tentei comprar um desse mas quem tem não vende, que pena. mas tenho um xantia e dois C5 um V6 e um 2.0 exelentes carros, não tenho o que me queixar, basta como foi dito acima, levar o carro quando precisar para quem realmente entende, se não meu amigo, vira sucata.

  59. Olá pessoal,
    Atualmente estou restaurando um Citroen XM Fase 2, a motorização dele é v6 3.0 de 12 válvulas.
    Para acompanhar a restauração do meu XM, pode ser acessado o fórum “Citroen Clube do Brasil” em http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=4219
    O tópico acima se refere ao reparo da Diraví (uma caixa de direção exclusiva da Citroen) que sem dúvidas é o sistema de direção mais avançado e complexo do mundo, que já foi desenvolvida para um automóvel:
    http://en.wikipedia.org/wiki/DIRAVI

    Logo estarei abrindo um novo tópico com detalhes da restauração completa e fotos.
    Outro detalhe também é que a suspensão desse veículo é praticamente a mesma do Xantia e todas as peças deste veículo podem ser encontradas (novas e usadas) no Mercado Livre ao contrário do que muitos pensam, por uma valor acessível.
    Segundo a revista Quatro Rodas, edição 370: http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=370&pg=25
    Em 1992, preço do XM com câmbio automático e todos os opcionais aqui no Brasil era de $120.200,00 cento e vinte mil e duzentos doláres.

    Grande abraço!


Deixe um comentário

