Fiat Tipo (4)

Por: Irmãos Rocha

maio 01 2010

Tags:, , ,

Categoria: Na rua

59 Comentários

Abertura:f/2.8
Comprimento Focal:4.6mm
ISO:114
Disparador:1/0 seg
Câmera:N78

Bauru, Interior de São Paulo.

Contribuição de Vicente Martins.

59 comentários em “Fiat Tipo (4)”

  1. tipo com teto solar nunca tinha visto

  2. Nossa, logo um Sedici ! Sou louco por um desses, qe dó deste belo ‘tipo’ de carro….rsrsrsrs…

  3. Putz é uma Pena! Ao contrário que muitos dizem, o Tipo é um carrãão!

    Eu adotava! 😉

  4. Tive um destes, igual ao da foto, porém, na cor azul. O carro era foda! Apesar de beberrão, quando via uma reta em qualquer estrada e dava uma encosta maior no acelerador, dava pra sentir a aceleração quando o corpo até grudava na poltrona… Sim, uma poltrona. O carro tb é confortável e não é todo “plástico” como os Tipos “comuns”… Sem dúvida, um carro ávido por asfalto, um legítimo italiano!

  5. caracas …
    ainda bem que meu coração tem aguentado … rs
    tive um 1.6 azul madras … ‘ meraviglia ‘ de carro e o consumo era excelente …
    10 km/l normalmente e muito macio , mesmo o grupo I , tinha trio elétrico , e regulagem de altura do volante …
    excelente carro na minha opinião .
    E o desing de Giorgio Giugiaro / Italdesign com relações de espaço e ergonomia impecáveis , alem da ‘ carrozzeria ‘ …
    Ps.: e olhem que não sou membro do clube do tipo … rs

  6. Ps.: Pedro e Felipe , me parece que não seja um ‘ sedici valvole ‘ e sim um 1.6 duas portas que vieram no início das importações , provavelmente um 94/95.
    O parachoque não tem o filete , embora alguns não tenham e o espelho tinha haste dupla em sua maioria . Só o fato de ter teto solar não seria indício suficiente para ser um 2.0 sedicivalvole . As lanternas traseiras são diferenciadas , mas neste caso não são visíveis …
    Tenho a impressão que esse é um 1.6 … as calotas são originais do modelo e o sedici ( quase todos os que vi ) tinham rodas de liga leve de série . Por ser um carro mais esportivo e ‘ top ‘ dificilmente alguém ia querer com as rodas convencionais .
    abçs valério

    • Não imaginei que fossem calotas… A traseira me parece uma roda… Mas sabe como é, né? Se o carro dá um problema e não está mais na mão do primeiro dono, está na mão de um segundo ou terceiro que, imagino eu, venderá as rodas para consertar o carro, como “vender o almoço pra comprar o jantar” mesmo, hehe.
      E pelo tempo/estado do carro, também imaginei que os frisos vermelhos já tivessem saído desse para-choque ae.
      Realmente o sedici se destacava em vários aspectos dos demais Tipos.
      Quanto ao consumo, vc fazia 10km/l na estrada, certo? Ande no trânsito urbano de sampa com ele e não vá além de 4 ou 5km/l (Com um sedici).
      E não é “mérito” de 2.0 16v não. Já tive outros carros 2.0 16v que consumiam bem menos!

      • caro Felipe eu me referia ao Tipo 1.6 . O que eu tive era um 95/95 .
        Comprei-o com 20.000 km , único dono . Como tinha e tenho o hábito de sempre encher o tanque e anotar quilometragem e litros na agenda , posso afirmar com certeza e consumo era esse mesmo entre 9,5 a 10,4 com a média de 10 km/lt .
        Fiquei com o carro até 99 quando já estava com aproximadamente 120.000 km sem problemas de manutenção .
        Meu trajeto diário era de 80 % na cidade e parte na rodovia Raposo Tavares .
        Um dos diferenciais é o ‘ ponto ‘ do motor Fiat , que mesmo os que hoje tem a tal ‘ maquiniha ‘ eletrônica , por vezes erram . Existe uma pequena diferença de ajuste ao que manda o ‘ manual ‘ . Sempre levei meus antigos carros a uma oficina especializada em Fiat no Butantã desde 1985 … risos ( isso é que é fidelidade ) e cujo proprietário ( Edison ) foi piloto da Fiat no tempo dos Oggi .
        O tempra 16 V que está na funilaria fazia 8,5 a 9,0 na cidade …
        Por isso acho que tudo é uma questão de acerto e tipo de direção . Mesmo que a partir da injeção eletrônica mpi certos ajustes ficaram ‘ engessados ‘ .
        abç
        valério

        • Entendi… Já quanto ao consumo que relatei, foi referente ao sedici que tive. Ele sim, era bem beberrão! Logo suspeitei quando vc relatou sobre o consumo, que falava de um 1.6 mesmo. Os 1.6 eram mais econômicos.
          Não sei se o Tempra 2.0 16V usa o mesmo motor… Mas é que nem eu já disse, já tive outros 2.0 16V que consumiam bem menos… Talvez, questão de “acerto” do carro mesmo. Valeu!

  7. Lembro qd o marido da minha prima apareceu aqui em casa com um desses em 1995. Que carrão! Era até mais bonito que o top de linha da Fiat na época, que era o Tempra. E esse duas portas tb é muito bonito. Esse aí da foto pelo menos já está com IPVA de 1997 pago.

  8. Esse daí já foi sinônimo de luxo, status e requinte.

    É o equivalente hoje do i30.

    Importadinho, bem-equipado, e chamava atenção por onde passava.

    Como os tempos mudam.. hoje nem pobre quer mais os pobre Tipo.

  9. Incompreendido por muitos, por isso colocaram mal fama neste veículo. É um belo exemplar de automóvel e com muito luxo e potência. Como a maioria dos carros, quem não podia comprar, falava mal.

  10. Ahhh nao é um sedicivalvole né? Isso é um crime uma maquina dessa que chega a 200 e pocos km/h estar assim abandonado. Eu teria um fácil,preto intao nem se fale.

  11. Seria ele um dos Tipo incendiários do começo das importações??? ontem no estacionamento de um barzinho tinha o primo pobre do Tipo,um um fiat uno,parcialmente incendiado e abandonado,mas eu estava sem máquina para fotografar [pegou fogo no motor]

  12. carro pra quem gosta .. não sei muito a respeito, verdade se eu verum Tipo 1.6 ou um ” sedici” cm vi mtos falarem nao sei a diferença, não acho ele bonito, acho ele meio “Cabuloso” mas naum posso falar de conforto motor etc .. até pq nunca entrei em um …
    ..
    diferente da maioria dos brasileiros, deixo a palavra pra quem tem/tinha, ou pelo menos conhece ..

    • Sedicivalvole foi uma série de Tipos com motor 2.0 16V. Se destacavam dos 1.6 por terem motor mais potente e vários ítens de conforto, segurança, ergonomia, acabamento e aparência diferentes dos outros Tipos.

  13. Não tenho uma boa lembrança desse carro. Minha mãe tinha um desses, azul, de 94, comprado zero.

    Com 3 anos de uso, o bicho pega fogo (sorte que conseguiram apagar antes de o fogo passar para outra area alem do motor). Lembro do desespero que foi ver aquela fumaça branca saindo por debaixo do painel e eu não conseguindo sair do carro. Isso porque eu era pequeno (tinha 6 anos) e estava no banco de trás. O carro tinha aquela trava interna na porta para crianças não abrirem. Logo minha mãe veio abrir a porta, mas aquele minuto que eu fiquei dentro do carro com a fumaça entrando foi bem assustador.

    • André , segundo consta , o Tipo foi importado da Itália até 95 . Em 96 e 97 foi fabricado no Brasil . Os importados tinham mangueiras de ar de plástico e papelão .
      Como no Brasil era comum a lavagem e a pulverização e por vezes a lavagem com querosene ( lataria e motor ) aconteceram casos de auto-combustão .
      Bem no auge das vendas do Tipo .
      Abaixo o fato esmiuçado no blog ‘ clube do Tipo ‘

      http://www.clubedotipo.com.br/modules.php?name=Conteudo&pid=7

  14. Esse daí não é um Sedicivalvole, não tem as saias laterais e o friso vermelho no para-choque. O teto solar era opcional

  15. Pois é,não é mesmo um sedicivalvole,falta os frisos vermelhos no parachoque,e as saias como disse o igor,e as rodas tbm nao parecem do sedici.

  16. Pois é,não é mesmo um sedicivalvole,falta os frisos vermelhos no parachoque,e as saias como disse o igor,e as rodas tbm nao parecem do sedici,é um 1,6 ou 2,0 duas portas.

  17. pelo preço de mercado!!!!!!!esse ai vai virar pó, suspenção é um lixo,o que uma pena, pois acho o carro bonito, e custo beneficio ai nunca teve,ter um desse para uso diário é atraso de vida!!!!

    • Isso nos dias de hoje, rapaz… daqui a 15 anos, você vai dizer o mesmo do Stilo, Vectra GT, Golf e outros nacionais do segmento… Sem contar os importados! 😉

  18. Como se pode adquirir um carro abandonado? É so por leilão

  19. Boa Valerio ! Nao é sedici mesmo, pois ele vinha com rodas, e tinha detalhes em vermelho, como o filete no parachoque.

  20. alguem sabe o endereço que se encontra o carro? se souberem por favor postem aqui! vlw!

  21. needspeed, descordo de vc, tenho um 95 que uso todo dia, só gasto com as manutenções que todos os carros precisam, e essa historia de que o tipo é um carro de manutenção cara é mentira! todo carro que oferece mais conforto tem a manutenção mais cara q os basicos. E se eu descobrir onde esta esse tipo mostrado acima e estiver a venda vou tentar compra-lo.

  22. E outra coisa, “alguns tipos” pegavam fogo por causa de um erro na mangueira do fluido da direção hidraulica, em 1995/96 todos passaram por um recall e foram substituidas a mangueiras, depois disso só pegaram fogo os que não passaram pelo recall

    • É Carlos… Sem dúvida é mais confortável que muito carro que sai 0km da concessionária hoje em dia. Mas não é complicado manter a manutenção em dia não?!

  23. então felipe, se vc pegar um que já ta zuado fica meio caro sim, mas manter um não é bicho de 7 cabeças não, o mais caro dele é a suspensão, mas o que muitas pessoas não intendem ex: a balança de um gol custa em media 38/40 reais, a do tipo vc encontra por 90/100 reais, só q já vem com pivos, terminal etc, se vc for somar tudo q precisa trocar na do gol sai mais ou menos isso, já tive 4 vw’s, não me arrependo, mas não volto mais pra um basico não, só vou vender meu tipo pra comprar meu Golf

    • É Carlos… esse esquema de manutenção já foi tabu pra esse carro, pelo que tenho observado. Na época que tive o meu (Era enquanto o carro ainda estava em linha) era tudo bem caro, como hoje, peças pra carros em linha nesse segmento também são… Mas é o preço que se paga pelo que o carro oferece: conforto, segurança, desempenho… Não sou fã de carros básicos também não e prefiro desembolsar um pouco a mais, pra ter um bem maior.
      Suspenção… é de praxe custar um pouco a mais… Carro importado, não suporta esse asfalto irregular que a gente tem, fora a buraqueira… Tem muito nacional que já pede arrego, hehe! Valeu!

  24. Tipo vermelho, 2 portas com teto solar … meu sonho …

  25. Esse é um 1.6 i.e. 94/94 c/ teto solar(os unicos opcionais que ele tinha, junto com Ar condicionado e Banco bipartido), cor Prata Silver…O 16V tinha farois de milha, rodas de aluminio, friso vermelhos, saias laterais, espelhos na cor do carro, fácil de identificar…e o SLX 2.0 só existiu com 04 portas…

  26. Boa noite, intereçante é que o Tipo tem uma historia rebelde, existem centenas de casos que do nada ele pega fogo sozinho na garagem teve um caso em pernambuco que ele pegou fogo dentro de um estacionamento, e queimou mais quatro carros, acredito que por isso ele não vigou no mercado, fora as peças que os preços são muito altos, exemplo a pastilha de freio dele é ma mesma do del rey, va nima loja e peça a do del rey R$ 13,00 peça a do tipo R$ 70,00, eu tive dois adorei demais um conforto, espeço interno so perde pro omega, mais esses fatores não deixaram sair uma nova versão.

    • Saiu sim, o sucessor do casal Tempra e Tipo foi o Brava e Marea. Mas que para manter a tradição também foram micos

  27. Não é um Sedici… O Sedici tem o para-choque dianteiro, além de pintado no meio, a grade inferior ocupa toda a largura e tem os faróis de neblina. E o filete vermelho.
    Esse é um 1.6 i.e. 2 portas, possivelmente 94/95, o teto é de fábrica sim. Ótimo carro, tive dois que usei um bom tempo e nunca pegaram fogo! Nem nunca me deixaram na mão. E hoje em dia é o único carro completo (e 4 portas, no caso de ser) com motor não tão gastador que se compra com menos de R$ 10.000.

  28. E a micagem continua com o Linea…

  29. Esse carro marcou época! Hj é perigoso para um na rua e daqui a pouco vai para mais monte abandonado atráz…

  30. Eu tenho um 94 1.6 ie e faz entre 9 e 10 Km/l na cidade e 14 e 15km/l na estrada, tenho a 6 anos e nunca me deixou na mão e gastei muito pouco com manutenção, é uma pena que as pessoas acreditam em tudo que falam…
    Este abandonado não é muito comum ver andando nas ruas pelo fato de ser 2 portas (a maioria é 4p) com teto solar, é uma pena mesmo…

  31. Carro muito legal, era o stilo da época (devidas as proporções).

  32. O carro da foto é um 1.6. Meu pai teve um há mais de 10 anos e já era uma bomba no quesito manutenção. Peças importadas, caríssimas e a injeção eletrônica tinha que ser arrumada por quem entende muito de Fiat. Sem falar na tampa do porta-malas que era feita em fibra de vidro e se quebrasse em um acidente o seguro dava PT por causa do valor dela. O motor 1.6 (80 cv) era muito fraco na estrada e não era difícil tomar pau dos Gol bolinha 1.6 MI. Fora isso, era um carro bem confortável, gostoso de dirigir e, pra época, já estava bem à frente dos carros nacionais, pois era completão. Hoje em dia esses carros valem pouco e esse da foto nem vale a pena tentar arrumar porque a manutenção é cara, ou seja, já era. Quem disse que tem coragem de adotá-lo só pode estar louco.

  33. Se tive-se que compra um nao compraria pois e alegria na hora de compra e alegria quando vende pois e um carro que a manutençao e mto Pesada… porem e um carro mto luxo confortavel e bonito bem conservado… para quem tem paciencia com carro um otimo carro na epoca que lanço quem tinha desses e tempra era R$$$$ carro praticamente saiu de linha junto com polo

  34. descordo do amigo SILVA, o meu é 1.6 original e to pra encontrar um gol pra andar lado a lado comigo na estrada, não posso falar mal de gol por q já tive varios VW’S, mas nao pretendo voltar á essa linha da vw’s. Dependendo da rodovia ando a 140 /150 km/h com meu carro tranquilamente.

  35. não é um sedicivalvole, é um 1.6, tem calotas, não tem frisos vermelhos, farol de nevoeiro… enfim, mesmo assim, é um carrão, foi injustiçado pelo mercado, mas como sempre, a fiat foi fodendo seus médios no mercado, como é até hoje com linea, stilo (recall forçado), etc. encontra-se bastante luxo comparando aos carros baratos de hoje, quem é dono de gol bola ou g3 e entra num tipo tem inveja… sedicivalvole é uma maquina, pena ter passado seu tempo, se não eu teria um. teto solar da horinha esse…

  36. É… acho que esse não vai encontrar um pai adotivo…
    Vale pouco, manutenção “de rosca”…
    Vai apodrecer aí…

  37. até pode ficar muito tempo parado ali, mas apodrecer acho dificil ,se nao me engano a lataria do tipo é galvanizada e não apodrece tão facil

  38. tenho um 1.6 ie 94/94 todo prata,é um bom carro…
    bebe um pouko, tenho ate medo da luz da reserva kkk
    OBS:ESTOU PRECISANDO DA MANIVELA DO TETO SOLAR, C ALGUEM SOUBER ONDE EU POSSA ENCONTRAR POR FAVOR ME AVISEM…
    CONTATO: gustavopedepano@hotmail.com
    desde ja agradeço

  39. Sou meio suspeita pra falar dele. hehe Tipo era e é um carrão, dá a maior dó ver um largado deste jeito 😦

  40. Quando eu era criança, sonhava em participar do “Show do Milhão” do SBT, ganhar dinheiro, e comprar meu Fiat Tipo!!!
    ahahahahahhahahahah

  41. Carlos Vida,
    O Tipo é muito pesado para o motor 1.6 de 80 cv. Comparando com um Gol bola 1.6 MI (que deve ter uns 90 cv, se eu não me engano, e pesa menos de 1000kg), a relação peso/potência é péssima. Fora isso, o carro é bem confortável.
    Hoje em dia, até Celta 1.0 VHC anda a 140 km/h, 150 km/h em rodovias bem conservadas. Consumindo igual 2.0, mas anda.

  42. Andar a 140 anda, o problema é quantos minutos vão passar para chegar nessa velocidade… Além do mais, velocímetro de carro mil aceita tudo!!

  43. amigos tenho uma maquina italiana dessa ai ,adoro meu tipo 1.6ie importado,nunca tive um carro tão bom como esse ,mas estou com um probleminha nele o tal de sensor de borboleta,alguem tem alguma solução para isso ,ja troquei o tal sensor e continua com o prablema.

    • Tenho um desses e não tenho coragem de vender. Tive um problema semelhante ao seu. Depois de mais de dois anos achando que era o sensor de borboleta o problema estava no regulador de voltagem do alternador. Quando a encrenca acabou de estragar e levei a um eletricista, ele trocou o tal regulador de voltagem e nunca mais o carro falhou.
      Eu já havia trocado tudo, de sonda lambda a bico injetor e o problema era uma pecinha besta e barata. Mas levei a uns dez mecânicos e ninguém achou o defeito.
      Eu já estava decidido a trocar a centralina.
      Foi resolvido por acaso. Fazer o quê?

  44. entra nesse forum, ae so tem apaixonado por esse carrão, la voce vai saber o que fazer http://www.clubedotipo.com.br/

  45. Jamess, meu carro tem motor original, só com filtro esportivo, quando me referi a andar a 140/150 eu quis dizer andar na “maciota”, cansei de dar KM no meu carroe aposto o q vc quiser que não demora muito pra chegar no 150 !

  46. esse carro e uma bagaça do me dá aborrecimento


Deixar mensagem para Flavio Navas Cancelar resposta